quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Geoparque Vale dos Dinossauros



RASTROS FOSSILIZADOS

O Vale dos Dinossauros localizado no sertão da Paraíba é reconhecimento mundialmente como um dos sítios paleontológicos mais importantes do mundo pela diversidade de pegadas existente. Umas com 40 centímetros de dentro a dentro. Outras até maior que estas, com mais de um metro de diâmetro a exemplo de um rastro deixado por um saurópode cujo contramolde em gesso foi enviado para o Museu Nacional do Rio de Janeiro, elaborado pelo paleobotânico Antônio Álamo, da URCA – Crato – CE.
Atualmente é tombado por decreto estadual como Monumento Natural Vale dos Dinossauros.

SINAIS DA PRESENÇA DO HOMEM PRÉ-HISTÓRICO

No Vale dos Dinossauros também podem ser encontrados vestígios da presença do homem pré-histórico sejam através de pinturas e incisões rupestres, ou até de covas de sepultamento em diversos sítios na Bacia do Rio do Peixe, a saber: Serra Branca (Vieirópolis), Boi Preto, Riacho da Taba e Serrote dos Letreiros (Sousa), Jenipapeiro (São Francisco), Vaquejador (S.J. Rio do Peixe), Capoeiras (Triunfo), Boa Esperança (Lastro)

GEOPARQUE

Com a construção do Museu de Paleontologia em Sousa através de emenda do Deputado Federal Marcondes Gadelha, torna-se oportuno reivindicar ações visando à criação do GEOPARQUE VALE DOS DINOSSAUROS.
O Vale dos Dinossauros não é apenas um sítio natural, mas sim natural e cultural, com pegadas de dinossauros e vestígios deixados pelo homem pré-histórico sejam através de pinturas e incisões rupestres gravadas nas rochas e cavernas, assim como covas de sepultamento na área geográfica da Bacia do Rio do Peixe.

O QUE É UM GEOPARQUE

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), um geoparque é uma região com limites bem definidos e que envolve sítios do patrimônio geológico e paleontológico de especial importância científica, de raridade ou beleza e também aqueles de valor arqueológico, ecológico, histórico ou cultural. Um geoparque deve preservar o patrimônio geológico para futuras gerações, ensinar temas relativos às paisagens geológicas e matérias ambientais ao grande público e assegurar o desenvolvimento sustentável.
Com uma área de 10 mil quilômetros quadrados, um terço de todos os pterosauros (répteis alados) descritos no planeta e mais de 20 ordens diferentes de insetos fossilizados, com idades estimadas entre 70 e 120 milhões de anos, a Chapada do Araripe é o primeiro geoparque do Brasil e do hemisfério sul a ser incluído na rede mundial de geoparques da UNESCO.
A legislação brasileira permite que o Estado e os municípios criem geoparques. Agora se espera que um tema dessa magnitude possa sensibilizar a classe política interessada no desenvolvimento dos municípios inseridos na Bacia do Rio do Peixe, região esta conhecida por Vale dos Dinossauros.

P/ Luiz Carlos da Silva Gomes
Fonte site: folhadosertao.com.br

2 comentários:

  1. SERÁ POSSÍVEL ABRIR ESPAÇO NESTE BLOG PARA QUE EU POSSA COLOCAR MATÉRIAS ALUSIVAS AO TEMA "VALE DOS DINOSSAUROS"?

    LUIZ CARLOS

    ResponderExcluir
  2. Claro, Luis!
    Mande as matérias para o e-mail
    soudoidoporsousa@gmaol.com
    Já estamos publicando suas matérias, copiadas de outros blogs.
    Obg. pelo contato e não esqueci de lhe fazer uma visita aí em Sousa.

    Otavio

    ResponderExcluir