quarta-feira, 27 de abril de 2011

Chuva derruba segunda torre da Igreja Matriz em Sousa; veja vídeo


Vídeo feito pela Folha do Sertão



A segunda torre sul da Igreja Matriz, Nossa Senhora dos Remédios, desabou com a forte chuva que caiu no começo da noite deste domingo (24) na Cidade de Sousa. O desabamento foi presenciado pelo Padre Milton Alexandre, responsável pela Igreja. O incidente aconteceu por volta das 23hs.

Com a forte chuva de domingo, a parte de cima da Torre, não suportou a infiltração, e desmoronou. As pessoas que terminavam de participar do evento, Matriz das Artes que acontece todos os domingos na Praça da Mariz, chegaram a presenciar o acontecimento também, e ficaram chocadas, mas não houve vitimas.

O Corpo de Bombeiros, juntamente com o SAMU foram acionados, estiveram no local fazendo averiguação.

Conforme o Capitão Jean, Comandante do Corpo de Bombeiros em Sousa, ele disse que há perigo da estrutura da Torre Sul que sobrou, por ficarem muitas rachaduras, e com as contínuas chuvas que continuam caindo na Cidade, há risco de desabamento há qualquer momento.

O Padre Milton bastante abalado, falou que a 2ª Torre caiu faltando apenas cinco dias para completar 4 anos da queda da 1ª Torre que se encontra em construção com ajuda do Governo do Estado da Paraíba.


Relembre o fato da queda da 1a Torre que aconteceu no dia 29 de abril de 2007


A centenária torre direita da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, da cidade de Sousa(PB), que foi erguida a partir do ano de 1814, com traços de arquitetura barroca, por iniciativa do então vigário Luiz José Correia de Sá, desmoronou por volta da 01h10s do domingo (29abr2007), causando grande estrago na edificação.

A torre direita que abrigava o relógio e o sino da Igreja Matriz sousense, foi ao chão durante uma chuva, soterrando a pia batismal e destruindo o terraço interior, e uma importante parte do painel central do forro, pintado no século passado pelo artista pernambucano Luís Correia, em estilo clássico, com colorido exuberante, estando o painel central maior, pintado por um casal húngaro em vias de desabamento.

Logo ao tomar conhecimento, policiais militares compareceram ao local efetuando o isolamento da área lateral do templo religioso, que segundo estimativas pode ainda sofrer desmoronamento em outros pontos próximos ao sinistro. Populares aglomeravam-se durante todo o dia, consternados com o desabamento que destruiu a torre direita da majestosa Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios, considerada na cidade como Patrimônio Histórico do município.



Folha do Sertão

Um comentário:

  1. Gostei do blgo, já sou seu seguidor, tenho um, visite-o, www.natrilhadocastelo.blogspot.com
    Tiburtino Gomes de Sá.

    ResponderExcluir