terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Imagens chocantes revelam o abandono do Vale dos Dinossauos na cidade de Sousa



O VALE DOS DINOSSAUROS ESTÁ ABANDONADO


É bastante lamentável o estado de abandono em que se encontra o Complexo Turístico Vale dos Dinossauros, em Sousa-PB, contrariando a informação de que é um dos sítios paleontológicos mais importantes do mundo.

O museu está com a cobertura esburacada permitindo a penetração de águas pluviais e o reboco interno caindo (fotos). As janelas precisaram ser fechadas com pedaços de taboas e pregos para manter aparente segurança daquele espaço onde estão expostos fósseis raros da Bacia Sedimentar do Rio do Peixe.

PONTES E PASSARELAS – Depois que o Complexo Turístico foi inaugurado em 1999, às instalações nunca receberam manutenção. O canal de alívio apresenta pontos com desmoronamento, enquanto pontes e passarelas recebem manutenção do pessoal de apoio que presta serviço no local, realizando remendos improvisados e sem segurança. Recentemente uma turista ao passar sobre uma das passarelas uma das taboas cedeu faltando pouco para ela fraturar a perna.

O MUSEU – Local onde é considerada a sala de visitas do sitio paleontológico, está em lamentável estado de abandono, carecendo de urgentes melhoramentos para causar boa impressão ao visitante.

O museu do Complexo Turístico Vale dos Dinossauros é pobre no aspecto de prestar informações sobre a Bacia Sedimentar do Rio do Peixe, conhecida como Vale dos Dinossauros. Os painéis atualmente expostos estão sujos e rasgados. E os expositores que contem outras informações se limitam a folhas de livros e revistas sobre a paleontologia local, feito de forma amadorística, sem se prestar a sua real finalidade – a de informar bem a turistas e estudantes.

ADMINISTRAÇÃO DO PARQUE – Até aqui a administração do parque acontece numa parceria da prefeitura com o governo do estado, através da SUDEMA . O correto será o Parque ser administrados por um comitê de administração com componentes da sociedade civil, membros de ONGs, do poder público (prefeitura e estado) e representante do Ministério Público Federal (MPF ), com um presidente e um secretário. A esse comitê caberá o gerenciamento do parque sobre todos os aspectos e decisões.

PEGADAS SUBMERSAS – Com o início do inverno mesmo com a vazão do rio acontecendo pelo canal de alívio, o represamento das águas cobriu a maioria das pegadas dos dinossauros do sitio Passagem das Pedras (fotos). Há, entretanto, outros locais fora do Parque com pegadas e inscrições rupestres que podem ser vistas em qualquer época do ano.

Na situação em que se encontra atualmente o Complexo Turístico Vale dos Dinossauros, será por demais oportuno o seu fechamento temporário, até que sejam adotadas, ao menos, medidas paliativas para melhorar o aspecto físico de suas instalações. Evita-se assim que o turista leve consigo a imagem de um lugar em deplorável estado de abandono.

Luiz Carlos da Silva Gomes

Estudioso das riquezas paleontológicas do sertão e presidente dp MOVISSAURO - Movimento de Preservação do Vale dos Dinossauros - de Sousa.

Portal Progresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário