sábado, 21 de agosto de 2010

“Por que não privatizar o vale dos Dinossauros?”




Luiz Carlos da Silva Gomes

Há alguns anos se alguém me apresentasse esta sugestão de privatizar o Vale dos Dinossauros eu seria radicalmente contra. Mas eu que conheço de perto a real situação de abandono em que se encontra essa relíquia da paleontologia, vejo-me obrigado a sugerir a sua privatização.

É preferível que seja administrado pela iniciativa privada do que ficar aos cuidados da prefeitura, governo do estado e órgãos federais que cuidam dessa área a se constatar que as pegadas dos dinossauros que foram gravadas há 120 milhões de anos atrás na lama úmida e moldável do Cretáceo Inferior, já tenha virado pó em alguns sítios. Nem as pegadas do sitio Passagem das Pedras estão excluídas dessa presente ameaça.

Numa publicação recente da maior autoridade científica no Vale dos Dinossauros
- PB, o paleontólogo Giuseppe Leonardi com o título “STUDI TRENTINI DI SCIENZE NATURALI – ACTA GEOLOGIA” que pesquisou no sertão da Paraíba de 1975 a 1988, e, depois esporadicamente quando vinha a Sousa, nessa publicação escreveu que já havia catalogado mais de 400 pegadas isoladas de dinossauros, destas cerca de 200 no sitio Piau, zona rural de Sousa-Pb.

O ABANDONO DO VALE DOS DINOSSAUROS

Quem visitar hoje o sítio Piau talvez não consiga localizar 30 pegadas de dinossauros. O estrago provocado pelas cheias do Rio do Peixe nos últimos invernos de altas precipitações pluviométricas provocou acelerado processo de erosão nas rochasmcretáceas onde as pegadas estavam gravadas.

Mesmo fora do leito de rios, riachos e córregos, as pegadas sofreram igual processo de destruição pelas águas pluviais / erosão.

Isto aconteceu porque nunca foram construídas barreiras para evitar o movimento de cascalhos sobre as lajes com pegadas, pois a areia e o cascalhos em movimento pelas águas de chuvas funcionam como lixas sobre essas lajes onde as pegadas estavam e ainda (resistem) estão impressas.

Dizem que o Vale dos Dinossauros é um dos sítios paleontológicos mais importantes do mundo. Nem parece tal o abandono ao qual está relegado pelas autoridades governamentais conforme reza a Constituição Federal.

Vale destacar que de todos os sítios, catalogados por G. Leonardi as pegadas que existiam superficialmente já foram parcialmente apagadas. São eles: Cabra Assada / Curral Velho / Mãe d’Água / Paraíso / Aroeira / Pocinhos / Riacho do Cazé/ Zoador/ Barragem de Domício / Juazeirinho / Pedregulho / Zoador / Rio Novo / Caboge e Sagüim / Engenho Novo / Matadouro, este último na periferia de Sousa, perfazendo 17 sítios.

PASSAGEM DAS PEDRAS – REMENDOS NAS LAJES COM PEGADAS.

“Vim de São Paulo só para visitar o Vale dos Dinossauros e encontrei este lixo”
(opinião de um turista depois do que visitou o museu temático).

A atual situação do Monumento Natural Vale dos Dinossauros é caótica.

O museu está entregue às moscas. Seria melhor que as autoridades que administram o parque diante da incapacidade de apresentar aos turistas um museu de qualidade compatível com a fama mundial do Vale dos Dinossauros, o fechassem alegando que estava em reformas.

Já as pontes que foram construídas há mais de dez anos, talvez nunca tenham recebido manutenção. A maior que está sobre o rio chega a balançar perigosamente quando caminham sobre ela.

O museu e as pontes são equipamentos recuperáveis, mas as pegadas dos dinossauros, essas não, uma vez destruídas, jamais serão recuperadas.

Quem olhar atentamente verificará que existem remendos na rocha sedimentar feitos à cal/ areia/cimento e pedras em diversos pontos.

Diversas reuniões já aconteceram evocando a recuperação do Vale dos Dinossauros.
Na última que me lembro participou uma constelação de estudiosos vinculados a diversos organismos, mas concretamente até aqui muito pouco foi feito visando à preservação dos registros paleontológicos no sertão da Paraíba.

Diante de tão calamitosa situação em que se encontra o Vale dos Dinossauros, crê- se que a melhor alternativa será a de entregar a administração do Parque, a iniciativa privada, por comodato e exigências contratuais específicas, próprias para aquela área de preservação ambiental.


Luiz Carlos da Silva Gomes
Funcionário Aposentado do BNB
Presidente/Movissauro (Momento do Vale dos Dinossauros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário