segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Exclusivo: Rastros de engenhos mecânicos em rochas no vale dos Dinossauros são mistérios inexplicáveis do passado



A região oeste da Paraíba se notabilizou pelo sugestivo nome de Vale dos Dinossauros, mas não são apenas os rastros desses répteis do passado que intrigam a imaginação dos visitantes. Aqui também estão presentes marcas produzidos por engenhos mecânicos no mesmo tipo de rocha onde estão gravadas as pegadas dos dinossauros e outras ocorrências da paleontologia, a
exemplo dos icnofósseis.

Ora, se toda a formação geológica das Bacias do Rio do Peixe data do Cretáceo Inferior - 120 milhões de anos -, como explicar a existência nestas rochas de marcas produzidas por engenhos mecânicos? São intrigantes sem dúvida e mexem com a nossa imaginação, fazendo parte dos mistérios inexplicáveis do passado a exemplo de inúmeras ocorrências mundo afora.

“Eram os Deuses Astronautas?”



O rio ou o lago do Cretáceo Inferior acabara de esvaziar suas águas e a lama já endurecia quando esses equipamentos passaram imprimindo rastros que se preservaram através dos tempos. Estas rochas são de origem fluvial da Formação Geológica da Bacia do Rio do Peixe.

Nas rochas os rastros mecânicos gravados apresentam depressões, sulcos e gretas que eram impossíveis de ficarem assim se a pedra já se encontrasse em estado sólido como está agora.

Os rastros mecânicos destas imagens são no município de Sousa onde abrange uma área superior a 30 quilômetros quadrados, mas também existe em Santa Helena e Triunfo, sertão da Paraíba.

Sem dúvida é uma atração à parte no Vale dos Dinossauros, podendo ser explorado pelo turismo ufológico que vem crescendo atualmente no Brasil.


Luiz Carlos da Silva Gomes
Presidente da Movissauro


Fotos: Site: http://www.folhadosertao.com.br/2009/

Nenhum comentário:

Postar um comentário