quarta-feira, 10 de março de 2010

O Vale dos Dinossauros do tamanho de seus primitivos habitantes

O Vale dos Dinossauros compreende uma área de mais 700 km2 e abrange os Municípios de Sousa, Aparecida, Marizópolis, Vieirópolis, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Santa Cruz, Santa Helena, Nazarezinho, Triunfo, Uiraúna, São João do Rio do Peixe e Cajazeiras.

São aproximadamente 30 localidades, as mais importantes em Sousa (como as trilhas das localidades da Passagem das Pedras e Fazenda Ilha, a mais próxima da sede do Município), em que se registra pegadas fossilizadas de mais de 80 espécies em cerca de 20 níveis estratigráficos. São pegadas fossilizadas que variam de 5 cm como as de um dinossauro não maior de que uma galináceo, até 40 cm de comprimento a exemplo das pegadas de iguanodonte de 4 toneladas, 5 metros de envergadura e 3 metros de altura. A maior parte das trilhas é pertencente a dinossauros carnívoros.

Também encontram-se nesta vasta área, e em menor quantidade, achados de marcas de gota de chuva petrificada, vegetação primitiva partes de ossadas de animais pré-históricos, além de material arqueológico como inscrições rupestres feitas por humanos primitivos, localizadas, principalmente, no Serrote do Letreiro em Sousa, e Serrote da Miúda entre os municípios de São Francisco e Santa Cruz.


Fonte: Folha do Sertao

Nenhum comentário:

Postar um comentário