segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Emenda de Marcondes viabiliza construção de Museu de Paleontologia em Sousa

Uma emenda do deputado federal Marcondes Gadelha (PSC) vai viabilizar a construção de um Museu de Paleontologia na cidade de Sousa. A cidade abriga um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo, o Vale dos Dinossauros, que concentra dezenas de pegadas dos extintos e gigantescos dinossauros. O projeto já conta com 1 milhão e 500 mil reais destinados pelo deputado paraibano.

O parque recebe turistas de todo o mundo e oferece uma estrutura básica, “mas há muito pouco além das pegadas”, explica Marcondes. Com a construção do museu, os visitantes teriam acesso aos rastros dos animais e poderiam conhecer a história desses seres que dominaram a terra há milhões de anos.

“Teríamos desde a molécula primeira de DNA, passando pela evolução da espécie e chegando à extinção dos dinossauros”. Marcondes lembra que não há um Museu de Paleontologia no Brasil, “temos pequenas alas dedicadas, mas não um museu como o que será construído em Sousa”.

Além dos aspectos científico e turístico, Marcondes Gadelha revelou que o museu tem uma característica. “Eu entendo o museu como uma provocação ao estudo da nossa própria evolução e das outras espécies. Os dinossauros foram senhores do seu tempo na terra e desapareceram de maneira abrupta. Com a construção do museu estaríamos instigando o estudo de toda essa era”.

O projeto para o museu já existe e será executado pela secretaria de Turismo do Estado da Paraíba. “A nossa expectativa é que em 2010 as obras já estejam começando”, torce Gadelha. O deputado também espera contar com a participação de empresas no projeto. “Acredito que além dos Governos Federal e Estadual, o projeto poderá receber o apoio de instituições como o Banco do Brasil, a Petrobrás e outras empresas desse porte”.

ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário