O parque recebe turistas de todo o mundo e oferece uma estrutura básica, “mas há muito pouco além das pegadas”, explica Marcondes. Com a construção do museu, os visitantes teriam acesso aos rastros dos animais e poderiam conhecer a história desses seres que dominaram a terra há milhões de anos.
“Teríamos desde a molécula primeira de DNA, passando pela evolução da espécie e chegando à extinção dos dinossauros”. Marcondes lembra que não há um Museu de Paleontologia no Brasil, “temos pequenas alas dedicadas, mas não um museu como o que será construído em Sousa”.
Além dos aspectos científico e turístico, Marcondes Gadelha revelou que o museu tem uma característica. “Eu entendo o museu como uma provocação ao estudo da nossa própria evolução e das outras espécies. Os dinossauros foram senhores do seu tempo na terra e desapareceram de maneira abrupta. Com a construção do museu estaríamos instigando o estudo de toda essa era”.
O projeto para o museu já existe e será executado pela secretaria de Turismo do Estado da Paraíba. “A nossa expectativa é que em 2010 as obras já estejam começando”, torce Gadelha. O deputado também espera contar com a participação de empresas no projeto. “Acredito que além dos Governos Federal e Estadual, o projeto poderá receber o apoio de instituições como o Banco do Brasil, a Petrobrás e outras empresas desse porte”.
ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário