Fascinado como sou em pesquisa de novos achados na área de paleontologia no Vale dos Dinossauros, tão logo vi os blocos de rochas serem depositados a margem da estrada, senti-me atraído para buscar algo que pudesse conter naquelas rochas muita parecidas com as da Bacia do Araripe.
O tempo passou, a estrada foi concluída e finalmente fui verificar aquelas de perto. Para a minha surpresa encontrei em dois blocos de rochas distintos milhares micro-conchas bivalves (fotos). E num outro bloco isolado, uma pegada de dinossauro terópode quebrada ao meio (lamentável).
Outrora eu já havia encontrado dessas mesmas conchas no Serrote dos Letreiros, numa área bem restrita, coincidentemente, em arenito fino da formação Antenor Navarro.
Estes blocos de arenitos esbranquiçados aqui referidos estão próximos ou senão dentro da Formação Piranhas devido a sua proximidade com o Sitio Cabra Assada.
Estas ocorrências de micro-conchas bivalves, sem dúvida deverão ser preservadas para futuras pesquisas, mas, entretanto, soube de morador da localidade que os blocos de pedra estão sendo quebrados para utilização na construção civil.
Será que tem como transportar para a área do Complexo Turístico Vale dos Dinossauros as rochas que contém micro-conchas bivalves?
Permanecendo no local poderão ser destruídas igualmente aconteceu com as cercas de pedras do sitio “Cabra Assada” onde o paleontólogo Giuseppe Leonardi catalogou inúmeras pegadas de dinossauros, mas foram destruídas durante a construção da BR-405/PB.
VEJA MAIS IMAGENS ABAIXO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário