quinta-feira, 2 de junho de 2011

Criação do Geoparque Vale dos Dinossauros. Luiz Carlos Comenta esse sonho em Sousa

O Vale dos Dinossauros no que pese a fama de reconhecimento mundial a partir das publicações do paleontólogo Giuseppe Leonardi, salvo uma sugestão ou outra de publicações para ser visitado, não tem aparecido na mídia como um lugar que esteja apto no momento para receber turistas seja do Brasil ou do exterior. Não preciso repetir aqui o péssimo estado de conservação de suas instalações de infra-estrutura turística que já são do conhecimento público.

O nosso Vale dos Dinossauros que poderia – e ainda deverá ser – um grande gerador de emprego e rendas para os diversos segmentos da economia sousense tem recebido até aqui pouca ou nenhuma atenção a altura de suas necessidades enquanto santuário da paleontologia brasileira. Ora são pegadas que se desmancham pela erosão, ora sob estradas que passam sobre pegadas.


Enfim, onde estão as políticas de preservação dos nossos sítios arqueológicos?


Aliando-se a esse descaso, gerenciamento sem os conhecimentos mínimos necessários tem contribuído para chegar ao caos em que se encontra a nossa principal atração turística.


Espera-se, que após a aplicação dos valores que já foram anunciados oriundos de emenda do deputado federal Marcondes Gadelha e da Petrobrás, possa enfim, serem construídas as obras estruturais destinadas ao ecoturismo satisfazendo-se ainda todas as carências atualmente existentes.


GEOPARQUE

O Vale dos Dinossauros, já por si, por suas relíquias paleontológicas já tem todas as condições indispensáveis para ser proposta a criação de um Geoparque a UNESCO seja por lei municipal ou estadual. Passará assim após a aprovação da UNESCO a integrar uma rede mundial de Geoparques.

Além das pegadas dos dinossauros, existem no sertão da Paraíba diversos sítios arqueológicos com evidencias da presença humana há milhares de anos antes da chegada da Cabral.


Na Serra Branca (Vieirópolis-Pb) o arqueólogo Eugenio Pacelli fez uma datação com o Carbono 14 de fogueira em uma caverna com pinturas rupestres datada de 7.600 anos atrás.


Adicionalmente, um Geoparque deve servir à popularização das geociências, educação ambiental e cultural e promoção da pesquisa científica. “Por fim, cabe destacar que essas são as premissas para um proposto Geoparque submeter-se à candidatura de Geopark da UNESCO”.


O Vale dos Dinossauros ainda será sem dúvida, uma das maiores atrações turísticas do Brasil, paralelamente servindo a pesquisa arqueológica.


Luiz Carlos da Silva Gomes
Presidente da MoviSauro

Fonte: site http://folhadosertao.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário