terça-feira, 10 de maio de 2011

Chuvas cobrem parte de trilha de pegadas de dinossauros em Complexo Turístico na cidade de Sousa

As chuvas que caíram no sertão da Paraíba nas últimas semanas encobriram parte das pegadas de dinossauro no Complexo Turístico do Vale dos Dinossauros no município de Sousa, localizado as margens da Rodovia José de Paiva Gadelha que liga Sousa a cidade de Uiraúna.

Robson Marques, considerado o “protetor do Vale”, que trabalha há mais de trinta anos no local de forma voluntária, disse que no início do ano, águas do Rio do Peixe chegaram a cobrir totalmente a principal trilha de pegadas, mas com a construção de uma barragem o prejuízo foi minimizado.


“Na primeira enchente cobriu, mas acontece que a barragem do canal de alívio foi feita e agora não há mais problemas de erosão nas pegadas. Ainda tem uma parte que está submersa, toda vida vai ser assim, porque acaba sobrando alguma água da barragem, mas não total como era antigamente”, declarou.


Marques também revelou que conversou com o Governador Ricardo Coutinho (PSB) na sua última agenda na cidade de Sousa e o chefe do executivo comprometeu-se em melhorar as condições do patrimônio histórico de Sousa.


“Ele me falou que ira ajeitar o Vale dos Dinossauros. Espero que nosso governo a coisa ande para frente. O Dr. Walter Aguiar veio aqui e vamos enfrentar essa luta ao lado do Governador”, disse.


Robson Marques disse que o Complexo Turístico Vale dos Dinossauros enfrenta sérios problemas com o descaso dos registrado nos últimos anos. Ele afirmou que as passarelas construídas para turistas estão em estado deplorável e a estrutura que cercava do vale foi destruída.


“A gente chama o IBAMA, a polícia já veio aqui, mas não tem jeito. A cerca está toda aberta, toda quebrada. Então o que ocorre estamos substituindo as tábuas por pedaços de zinco para ver se nenhum turista quebra uma perna, já evitando”, afirmou.


Marques revelou também que a administração do Vale na gestão passada recebeu uma ajuda de custo de cinco mil reais, mas pouco foi feito para melhorar a situação do Museu Paleontológico existente no local.


“Aqui não foi recuperado quase nada. Colocaram uns vidros novos, botaram alguns pedaços de tábua. Acho que foi uma verba de cinco mil reais e esse dinheiro desapareceu, ninguém sabe para onde. Colocaram pedaços de tábua para reforçar janelas, tudo por esses cinco mil reais”, lamentou.


@george_wagner

Do Blog de George Wagner

Nenhum comentário:

Postar um comentário