sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Açude de São Gonçalo chega a sua capacidade máxima e é atração turística no sertao da PB





O açude de São Gonçalo no município de Sousa atingiu a sua capacidade máxima na manhã desta quinta-feira, alcançando o volume de 44.600.000 m3 de água.

Nas últimas horas o manancial que abastece as cidades de Sousa e Marizópolis acumulou cerca de 60 cm de água o que provocou uma lâmina de sangria de 1 cm, segundo informações repassadas por uma equipe do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca).

O espetáculo das águas atraiu centenas de pessoas que se dirigiram ao perímetro irrigado de São Gonçalo, 17 km da zona urbana de Sousa. Agentes do Corpo de Bombeiros e membros da Polícia Militar farão plantão nas próximas horas no local, orientando para que banhistas não se arrisquem na sangria do açude que pode aumentar nos próximos dias com mais chuvas previstas para a região.

Há cerca de duas semanas, um ex-presidiário veio a óbito nas águas do açude que chama atenção de banhistas de Sousa e toda a região. A cada inverno, casos de afogamento são registrados no perímetro irrigado e as autoridades este ano começaram o trabalho preventivo para evitar tragédias.

Segundo dados revelados pelo DNOCS, a maior sangria da história do açude de São Gonçalo foi registrada na década de 80, mais precisamente em 1985, quando o manancial chegou a uma lâmina de sangria de 1, 83 cm.

Nos últimos anos o açude chegou a sua capacidade máxima várias vezes, com destaque para o inverno de 2008, quando o reservatório transbordou em mais de um metro. O açude de São Gonçalo foi inaugurado em 1936, com presença ilustre do então presidente da República Federativa do Brasil, Getúlio Vargas.

O acumulado de chuvas na cidade de Sousa durante este ano ultrapassa a marca dos 380 mm.

Do Blog de George Wagner

Nenhum comentário:

Postar um comentário